Remédio ou vitamina? Eis uma pergunta em alta no mundo dos negócios! Você ainda não parou para pensar sobre isso? Então, saiba que é cada vez mais comum que as empresas de tecnologia se preocupem em obter tal definição antes de criar, ou até mesmo alavancar, campanhas de marketing e prospecções de novos clientes.
E sabe por que isso é tão importante? Sabendo exatamente o tipo de produto ou serviço oferecido e como esse é visto e avaliado por seu público-alvo, torna-se evidentemente mais fácil fazer a sua divulgação. Assim você é capaz de alcançar uma performance que colabora com os números finais do mês!
Neste artigo você entenderá a diferença entre os conceitos remédio e vitamina e conhecerá as principais características de cada um deles. Continue a leitura!
Produtos e serviços do tipo remédio
Quando falamos em remédio é provável que você pense em pílulas e xaropes, analgésicos, antibióticos e assim por diante, não é mesmo?
Sempre que você está doente, é comum se ver obrigado a tomar algum desses medicamentos indicados pelo médico. Nesses períodos, você sequer faz grandes questionamentos e, simplesmente, paga o valor cobrado pela farmácia. Afinal, é uma necessidade básica se tratar e ficar bom, em plena forma física novamente!
Empresas de tecnologia que oferecem produtos ou serviços do tipo remédio estão sempre bem sustentadas por bases sólidas. Ou seja, possuem um carro-chefe de vendas que contribui majoritariamente com a receita bruta total do negócio.
Essas empresas encontram, ainda, maior facilidade em comercializar o seu “remédio” para seu público. Geralmente precisam investir apenas no oferecimento do produto ou serviço e em algum tipo de diferencial.
O resto se faz sozinho!
Semelhante a uma farmácia, os clientes vão buscar e pagar pelas mercadorias sem grandes esforços ou, ainda, sem que seja necessário um vendedor que fique fazendo o meio-campo, incentivando a finalização da compra.
É por isso que, com certeza, trabalhar na comercialização de remédios é bem mais fácil!
Produtos e serviços do tipo vitamina
Se remédios são o caminho para a cura de uma doença, as vitaminas podem ser rapidamente substituídas por gastos e custos mais urgentes. Mesmo sendo muito importantes, elas não são essenciais para o cliente.
“Vitaminas” contribuem aumentando a força, melhorando uma habilidade ou uma funcionalidade oferecida por uma empresa de tecnologia, por exemplo.
Você tem tomado alguma vitamina? Reconhece tal importância?
É válido destacar que produtos e serviços do tipo vitamina precisam, quase que obrigatoriamente, de bons vendedores para fazer o negócio acontecer. Nesses casos, a negociação costuma ser mais extensa e repleta de argumentações.
Outro ponto importante a se destacar é que a sobrevivência de empresas que vivem exclusivamente de produtos ou serviços vitaminas é bem mais difícil e instável. Os custos para atrair clientes e prospects costumam ser mais altos e precisam ser mais estratégicos e assertivos para um bom retorno.
Agora que você já sabe as diferenças desses conceitos para empresas de tecnologia, faça uma análise dos seus principais produtos e serviços para saber qual tipo de mercadoria está sendo oferecido pelo seu negócio. Aproveite ainda para compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais!