Projetos, Vendas

Entenda a importância de prospectar novos clientes

João Paulo Beluca
3582 2 minutos de leitura
importancia-de-prospectar-novos-clientes

Se sua carteira de clientes está estagnada, é possível que seu processo de prospecção apresente falhas. Por isso, listamos algumas dicas certeiras para entender como realizar a prospecção corretamente!

Sabemos que o cliente é o bem mais importante da empresa. Assim, atraí-lo deve ser prioridade para todos uma vez que gera renda, possibilita ampliação no mercado, fechamento de novos contratos, entre outros. Para isso, a empresa pode utilizar de uma técnica que auxilia, e muito, no processo de captação de novos compradores: prospecção de clientes.

Segundo o dicionário, do latim prospectione, prospecção significa ação de prospectar ou pesquisar, analisar minuciosamente e estudar oportunidades oferecidas pelo mercado. Como o próprio nome diz, ele identifica e busca clientes potenciais (o que é extremamente importante no mercado atual, de forte concorrência).

Nesse contexto, prospectar novos clientes começa com a busca por leads potenciais. Por isso a ligação entre os departamentos de Marketing e Vendas é tão importante – em um processo de prospecção ideal o Marketing executa estratégias de atração desses leads, que serão trabalhados posteriormente pelo departamento Comercial, seguindo as etapas do funil de vendas. 

Dessa forma, quando os leads chegam ao departamento Comercial, o vendedor já terá informações sobre seu perfil, suas necessidades e uma série de dados que influenciam na decisão de compra.

Existem vários métodos e dicas de prospecção de clientes, e citaremos alguns exemplos:

Prospectando novos clientes na prática

 

Seja organizado e trace metas

É necessário, antes de mais nada, organizar todo o processo de vendas e estipular metas que sirvam como parâmetro para os resultados obtidos.

Tenha inteligência comercial

Realize pesquisas sobre seu mercado para entender o comportamento de seu potencial cliente, e também para saber onde encontrá-lo com maior facilidade. Pesquise também sobre seus concorrentes e as estratégias realizadas por eles.

Conheça o seu mercado

Como dissemos na dica anterior, é necessário estudar periodicamente o mercado em que se está inserido. Saber quem são seus concorrentes, quais são as necessidades do público alvo e seus hábitos de consumo.

Aplique técnicas de follow up

O vendedor não pode se limitar em um primeiro contato com cliente, ele deve assessorá-lo e ter contato até que fechem uma venda. Esteja sempre à disposição para atendimentos, envie e-mails, apresentações virtuais, ligações, etc. Nessa etapa é importante contar com o apoio de boas ferramentas que te ajudem a não esquecer de nenhuma etapa da negociação que está em andamento com cada cliente.

Trabalhe para ser indicado

Não é novidade que um cliente satisfeito é a melhor propaganda que uma empresa pode obter. Por isso, preocupe-se com a experiência que seus clientes possuem com sua empresa para se tornem promotores de sua marca.

Utilize a internet como aliada

Cada vez mais os consumidores buscam por referências online a respeito das empresas e os produtos/serviços que prestam. Por isso, mantenha seus clientes sempre informados por meio das redes sociais.

Além disso, a internet não só serve para que sua empresa seja encontrada, mas também como uma ferramenta de prospecção de potenciais clientes. Conhecer sua base de leads está ligado a conhecer seu comportamento online para que possa interagir com estes por meio das redes sociais.

Utilize um sistema CRM

A utilização de um software para a gestão de vendas pode ser muito importante, pois a mesma garantirá que o processo não se perca no meio do caminho, além de gerar lembretes e armazenar todos os dados importantes para o vendedor ou a equipe de marketing. O Procedo é uma das mais modernas soluções CRM do mercado – um software completo que auxilia do começo ao fim na gestão comercial (e mais: na gestão de projetos também!).

Quer conhecer um pouco mais? Teremos o maior prazer em atendê-lo! Clique aqui e assista a uma demonstração completa de nossa ferramenta!

Relacionados