Gestão

5 séries da Netflix e o que elas podem te ensinar sobre negócios

Nicholas Braga
2366 4 minutos de leitura

Quer aprender lições valiosas sobre o mundo dos negócios sem deixar de se divertir? Confira nossa seleção de 5 séries que podem te ensinar grandes lições sobre as relações no mundo empresarial. E o melhor: todas disponíveis na Netflix (e sem spoilers!) ?

1. House of Cards

Produção original (e brilhante!) da Netflix, House of Cards já está em sua 5ª temporada de sucesso, sendo uma das mais bem avaliadas atualmente. Com Kevin Spacey e Robin Wright como protagonistas,  encenando o ambicioso casal Underwood, a série retrata os bastidores do Congresso americano em meio à corrida pelo poder.

Com roteiro e filmagem em primeira pessoa, e cenas incríveis de diálogo entre o protagonista e a câmera, House of Cards mostra todas as artimanhas utilizadas por Frank Underwood (Kevin) para alcançar um objetivo: aumentar seu poder.

Retratando a complexidade das relações profissionais em um ambiente onde o pensamento estratégico e a capacidade analítica para tomada de decisão são essenciais, a série oferece boas lições sobre a disputa por poder. Como acontece em qualquer ocasião em que existem interesses conflitantes, as situações retratadas na trama podem ser facilmente descoladas do universo da política para o ambiente empresarial.  

O personagem Frank é o herói-vilão que desperta admiração e torcida dos espectadores. Robin também não deixa a desejar interpretando a polida Claire Underwood, que ganha mais importância na trama a cada temporada. Apesar de algumas atitudes questionáveis, o casal Underwood tem muito a nos ensinar com suas virtudes inegáveis de liderança e habilidade de negócios.

*Ps: Reprovamos a postura de Kevin Spacey com relação aos últimos ocorridos que levaram ao cancelamento das próximas temporadas da série. A indicação permanece apenas pela qualidade da produção 😉

2. Narcos

Outra produção original de sucesso da Netflix é Narcos, com 3 temporadas disponíveis na plataforma, e a 4ª já garantida. Protagonizada por Wagner Moura no papel do lendário narcotraficante Pablo Escobar, a série retrata a ascensão do poder de Escobar a frente do Cartel de Medellín na Colômbia.

Mostrando os esforços dos governos dos Estados Unidos e da Colômbia para combater o império de Pablo Escobar, a série pode trazer alguns insights sobre empreendedorismo e liderança nos negócios. É claro que não devemos levar ao pé da letra, Narcos deve ser apreciada de maneira metafórica, uma vez que se trata da história real de violência que atingiu a Colômbia no auge do narcotráfico.

Com uma trama que retrata o ápice e a derrocada do império construído por Escobar, a série apresenta todas as soluções encontradas pelo narcotraficante para manter seu “empreendimento” com crescimento exponencial, e nesse ponto a história apresenta fatos muito interessantes de serem observados por empreendedores.

Mesmo sendo o maior traficante de cocaína da Colômbia na época, Pablo foi capaz de ter aprovação popular tão forte a ponto de ser eleito para a política, conquistando influência em todas as esferas do país. Com uma atuação brilhante de Wagner, Pablo é mais um vilão que conquista a audiência apesar de toda a barbárie que cometeu, trazendo lições sobre liderança, capacidade de firmar alianças e conhecimento sobre seu mercado.

3. Breaking Bad

Apesar dos meios ilegais utilizados pelo protagonista, Breaking Bad é mais uma série que pode nos ensinar sobre negócios com a história de Walter White, interpretado por Bryan Cranston, em uma produção que também é uma das mais aclamadas na atualidade.

Na narração, Walter é um professor de química frustrado, que está lidando com a paralisia cerebral de seu filho, a gravidez da esposa e dívidas intermináveis quando descobre um câncer em estágio avançado, e então decide começar um negócio para conseguir deixar algum dinheiro como herança para a família. Assim como em Narcos, não podemos nos basear no tipo de negócio escolhido pelo protagonista, que decide produzir metanfetamina.

Mesmo assim, Breaking Bad pode ensinar conceitos muito importantes para os empreendedores com a história de Walter. Na trama, o personagem começa seu negócio do zero, sem recursos nem local apropriado. Mas, Walter White conseguiu acumular rios de dinheiro produzindo um produto reconhecido pela qualidade a partir de seu grande conhecimento, e que possuía um diferencial – sua marca: a metanfetamina de cor azul que o deixou conhecido em todo o país.

Com 16 prêmios conquistados no Emmy, Breaking Bad não é uma produção original da Netflix, mas mesmo assim possui as 5 temporadas disponíveis na plataforma.

4. Mad Men

Don Draper, interpretado por John Hamm, é mais um protagonista anti-herói que ganha o público mesmo apresentando comportamentos não tão exemplares assim. Com 7 temporadas lançadas entre 2007 e 2015 (e todas disponíveis na Netflix!), Mad Men retrata a rotina de uma grande agência de publicidade dos anos 60, com foco na vida do Diretor de Criação Don Draper.

Nascido em uma família problemática, Draper teve que se empenhar para arranjar emprego na agência de publicidade que futuramente seria sua. Retratando toda a sua trajetória rumo ao sucesso profissional, a série traz várias lições de marketing inspiradoras, além de bons exemplos sobre inovação e criação de novas oportunidades de negócios.

Além do ambiente da agência e das boas lições de marketing e criatividade, Mad Men também trata de temas complexos presentes nas relações de trabalho da época como machismo, racismo, sexualidade e o papel da mulher na sociedade.

Mesmo sendo ambientada em uma época bem diferente da que vivenciamos atualmente, o modo de pensar do protagonista apresenta lições importantes que devem ser dignas de atenção no mundo dos negócios. Mais que isso, é intrigante imaginar o processo criativo em uma época em que ainda não possuíam internet. Consegue imaginar?!

5. Black Mirror

Como última indicação, mas não menos importante, a aclamada produção da Netflix traz como tema o lado negro de nossa dependência com a tecnologia, e como essa relação pode impactar nossa realidade. Mesmo não parecendo possuir ligação direta com o mundo dos negócios, refletir sobre a presença da tecnologia em nossa rotina pode ser muito positivo para avaliar a forma como isso impacta nossas relações no universo empresarial.

A série é uma produção original da Netflix e possui 3 temporadas disponíveis na plataforma. O interessante é que os episódios não possuem ligação entre si, e podem ser assistidos aleatoriamente já que cada um apresenta uma história específica.

Já escolheu por qual vai começar? Já pode clicar no play e começar a se divertir com essas séries que, além de grandes produções, podem te ensinar muito sobre o mundo dos negócios.
Gostou? Compartilhe esse post em suas redes sociais e chame os amigos pra maratona!

Relacionados