Vendas

Como ser um bom gerente de vendas?

João Paulo Beluca
2275 2 minutos de leitura
Como ser um bom gerente de vendas

Uma equipe comercial liderada por um bom gerente de vendas tende a ser mais motivada, eficaz e lucrativa

Dentro de uma empresa, todos os colaboradores exercem uma função fundamental. No entanto, um dos principais pilares para manter a estrutura é a equipe de venda, afinal, é quem identifica e conquista novos clientes todos os dias.

Para garantir o máximo de desempenho, a equipe precisa de um bom gerente de vendas, um profissional que deverá treiná-los, motivá-los, avaliá-los e, quando preciso, criticá-los também.

Segundo o SEBRAE, cabe ao gerente, ainda, traçar metas e objetivos, cobrar resultados e detectar falhas e acertos; planejar e analisar todos os aspectos que fazem parte da área de vendas; atribuir funções e definir prazos; organizar o ambiente de trabalho; distribuir tarefas, delegar autoridade e definir normas e regras; criar um ambiente de trabalho voltado ao profissionalismo; motivar e orientar todos da equipe e, não menos importante, acompanhar diariamente todas as atividades da equipe, avaliando resultados.

Características de um gerente de vendas de sucesso

É certo que não existe uma fórmula mágica para se tornar um bom gerente de vendas, mas se esforçar e aprimorar suas qualidades (e trabalhar com seus defeitos também) é um diferencial muito procurado por empresas. Confira algumas das principais características que um gerente de vendas precisa ter. (Fonte: Vendas Inbound).

1. Atitude competitiva

O gerente deve ser determinado e motivado para sempre fazer o melhor. Esse sentimento competitivo contagiará a todos da equipe e todos trabalharão para serem os melhores e gerarem cada vez mais lucros.

2. Desejo de ver os outros bem sucedidos

O bom profissional, embora competitivo, deve gostar de ver seus colaboradores alcançarem suas metas e crescendo.

3. Ético e responsável

Nem precisa de explicação, certo? A vida do gerente é feita de situações que vão exigir ética ou responsabilidade. Por isso, deve ser uma pessoa confiável, com integridade para tomar a melhor decisão pela empresa e pelo cliente.

4. Experiência como ótimo vendedor

Geralmente, os gerentes de vendas foram grandes vendedores no passado, possuindo um grande histórico de desempenho e trabalho na empresa. Assim, eles sabem vender e podem compartilhar experiências e conhecimentos para outros vendedores.

5. Gosta de ajudar

Um bom profissional ajuda novos colaboradores a darem seu melhor e evoluírem na empresa.

6. Paciência

Uma grande virtude de um gerente de vendas, uma vez que ele passará por situações que exijam paciência e compreensão. Por exemplo, ele terá que ensinar/coordenador uma equipe e terá, possivelmente, que responder várias vezes sobre o mesmo assunto.

7. Pode lidar com pressão

É importante que o líder seja capaz de lidar com a pressão de seus diretores de vendas e, preferencialmente, já tenha experiência com situações mais estressantes.

8. Gosta de ser parte de uma equipe

Em um ambiente em que todos se sentem parte de uma equipe, o clima é muito harmonioso e saudável. Há gerentes que gostam de ficar mais sozinhos, mas outros adoram interagir com seus colaboradores.

9. Autoconhecimento

Um bom gerente de vendas sabe exatamente por que ele é ou foi um grande vendedor E deve trabalhar para alcançar os objetivos da empresa, ter paixão por seu sucesso.

10. Utiliza um bom Sistema CRM

Maioria dos gerentes de sucessos diz possuir um controle total das informações operacionais e estratégicas da equipe de venda, para tal a melhor forma e possuir um bom sistema CRM, que gerencie e permita extrair relatórios de forma pratica e automática, auxiliando na tomada de decisão.

Relacionados