Gestão, Vendas

Por que minha empresa precisa de um sistema CRM?

João Paulo Beluca
900 3 minutos de leitura
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Para te ajudar a entender os motivos pelos quais sua empresa precisa de um sistema CRM, vamos comparar alguns cenários.

Antes, se pensássemos em empresas bem sucedidas no mercado, imediatamente associaríamos esse êxito ao produto vendido por ela. Isso porque, antigamente, para liderar determinado nicho era preciso dominar a tecnologia mais avançada para produzir algo que os concorrentes não pudessem alcançar.

Hoje o cenário é bem diferente. Com tecnologias cada vez mais acessíveis, praticamente não existem diferenças gritantes entre produtos do mesmo segmento, e cada vez mais empresas desenvolvem soluções semelhantes para determinado problema.  

Portanto, nesse contexto, o que diferencia uma empresa da outra não é mais o produto em si, mas sim o quanto essa organização está disposta a realmente solucionar a dor de seu cliente da forma mais simples e eficaz.

Mas o que isso tem a ver com a adoção de um sistema CRM?

Um profissional de vendas bem-sucedido cuida primeiro do cliente, depois dos produtos.

É simples: é preciso construir um relacionamento positivo com seu cliente, e isso está diretamente relacionado à experiência que ele vai ter no contato com sua empresa – o que começa desde o processo de venda.

Vamos recapitular o conceito:

A sigla CRM vem do termo Customer Relationship Management – Gestão do Relacionamento com o Cliente, em Português. Na prática, isso significa uma combinação de estratégias e tecnologias focadas no cliente, com o intuito de otimizar o relacionamento deste com a empresa, e também antecipar-se para suas possíveis necessidades.

Para isso, é preciso voltar esforços a fim de humanizar o atendimento prestado, conhecendo a fundo o perfil de seu cliente para ser capaz de oferecer a melhor solução ao problema – e é nesse ponto que começamos a falar sobre a importância do sistema CRM.

O sistema CRM nada mais é do que um software que permite colocar em prática toda essa filosofia, com funcionalidades que facilitam à equipe comercial – tanto a nível operacional, quanto gerencial – ser mais assertiva nos detalhes que farão com que sua empresa se diferencie das demais na relação com seus clientes. 

Como um sistema CRM pode te ajudar na prática

Já citamos antes que uma boa experiência para o cliente começa antes mesmo da compra, ainda no processo de prospecção da venda.

Nesse momento, a abordagem comercial deve ser a mais assertiva possível para que o lead receba uma oferta coerente com o problema que deseja solucionar, demonstrando que sua empresa realmente buscou pela melhor solução para a dor apresentada por ele.

Por isso, o CRM desempenha a função de ajudar no controle das tarefas necessárias para manter contatos assertivos com o cliente durante a negociação – você pode registrar o histórico de todas as interações, agendar tarefas para que nenhum retorno seja esquecido, reunir dados a respeito dele e manter tudo isso em uma única plataforma.

Agora, você seja o gestor de uma equipe de vendas, provavelmente sabe o quanto pode ser difícil mensurar o desempenho de cada profissional com base em critérios precisos.

Por isso a adoção de um sistema CRM pode ser vantajosa a nível gerencial também.

Reunindo todos os registros e atividades realizados por sua equipe, você poderá acompanhar de perto o trabalho de cada um com base em dados concretos, mensurar o desempenho de cada profissional e identificar em qual etapa pode haver maior dificuldade para fechar negócios.

Assim, você será mais assertivo ao planejar o desenvolvimento de sua equipe, bem como ao identificar os pontos fortes e fracos das estratégias praticadas pela empresa até então, otimizando constantemente os processos de venda com base nos resultados trazidos pela ferramenta, e evitando perdas de oportunidades de negócio

Tudo isso também gera impactos positivos na motivação de sua equipe, afinal, qual vendedor não está preocupado em melhorar continuamente a qualidade de suas vendas? E, se sua equipe estiver motivada, as chances de que produza mais também são muito maiores.

O primeiro passo

Implantar toda essa filosofia de relacionamento com clientes pode parecer uma tarefa muito difícil de início, pois é possível que existam algumas resistências por parte da equipe que já está habituada com outras formas de trabalho.

Porém, conforme sua empresa for se desenvolvendo, você verá que essa necessidade ficará cada vez mais evidente, impactando nos níveis de satisfação e nos ganhos de oportunidades de negócio.

Mas, se você em algum momento pensou que poderia fazer tudo isso por meio de planilhas, temos uma dica pra você: um artigo completo sobre as principais diferenças entre sistemas CRM e planilhas do excel.

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