Gestão, Vendas

4 dicas para melhorar a relação entre TI e vendas

João Paulo Beluca
201 2 minutos de leitura
relação entre TI e Vendas

Na maioria das empresas, por mais que haja um planejamento organizacional impecável, há um ponto onde a comunicação e a cooperação podem faltar, prejudicando os resultados operacionais: a relação entre TI e vendas.

Em muitos casos, não há nenhuma conversação entre esses setores. É como se a empresa acabasse em um local e, depois de um gap, começasse novamente. Esse espaço vazio pode representar uma falha grave nas operações e comprometer o futuro do negócio.

Na era da informação, a integração é a chave para o sucesso. Por isso, desenvolvemos este post com 4 dicas fundamentais para melhorar a relação entre TI e vendas na empresa. Confira!

1. Identifique pontos em comum

Cada setor tem um foco e os objetivos e metas de TI e vendas são bem diferentes. Mas você pode encontrar algum ponto em comum entre eles e utilizá-lo para estabelecer uma ligação.

O que pode unir os setores? Quais objetivos e metas de TI podem ser alinhados com o setor de vendas e vice-versa? Ao responder essas perguntas, poderá identificar os principais pontos em comum e trabalhá-los para gerar resultados em conjunto.

2. Alinhe o foco entre os setores

Ao identificar os principais pontos que estabelecem uma relação entre TI e vendas, é hora de alinhá-los e colocá-los em prática. Aliás, o alinhamento e o engajamento são os fatores mais importantes para melhorar o foco dos colaboradores.

Uma ideia é utilizar a métrica de satisfação dos clientes para medir a experiência de compra proporcionada. Outra é estabelecer uma ligação direta desses setores com os resultados gerais da empresa. Ambos têm a sua parte de responsabilidade no processo, mas trabalhando juntos podem obter resultados ainda melhores.

3. Adote novas metodologias

Muitas vezes, os gestores vivem uma rotina muito corrida e dedicam boa parte do seu tempo às atividades diárias. Isso impede que eles tenham um tempo para se dedicarem a pesquisas de novas metodologias e processos.

O costume com certas práticas e o pensamento focado na dificuldade e tempo desperdiçado com a implementação de uma nova metodologia também são fatores que impedem o progresso e o aumento da eficiência.

Porém, quem não acompanhar as tendências evolutivas corre o risco de ficar para trás, perder espaço no mercado e se tornar irrelevante no futuro. Não deixe isso acontecer com o seu negócio. Dedique um tempo diário a pesquisas, descubra e aplique as melhores práticas existentes no mercado.

4. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia tem muito a contribuir na hora de estabelecer uma relação entre TI e vendas. Os custos com softwares vêm caindo graças a evolução dos serviços na nuvem (SaaS) e gerando oportunidades incríveis de otimização dos processos para empresas de qualquer porte ou segmento.

Sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning), CRM (Customer Relationship Management), CMS (Content Management Systems), SEO (Search Engine Optimization), SEM (Search Engine Marketing) e outros sistemas de gestão podem trabalhar de forma integrada e estender toda essa integração para todos os setores da empresa.

Além disso, muitas tarefas podem ser automatizadas, agilizando processos e reduzindo o índice de falhas. No geral, a empresa ganha mais eficiência e força competitiva. Aproveite essa dica para colocar as novas metodologias em prática.

Estabelecer uma relação entre TI e vendas é mais do que uma vantagem, é um fator determinante para o sucesso do negócio. Então, aproveite essas dicas e comece hoje mesmo a mudar o rumo da empresa.

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