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Os 5 pecados capitais da gestão comercial

João Paulo Beluca
1204 2 minutos de leitura

Em um cenário econômico pouco promissor como o que passamos atualmente em razão da crise, todas as atividades que se relacionam a comércio, vendas e crédito acabam se tornando mais onerosas e complexas. O mercado se enfraquece e os problemas começam a surgir, exigindo ainda mais desenvoltura na gestão comercial das empresas.

Nesse contexto, alguns erros que podem ser cometidos na gestão comprometem significativamente as atividades do seu negócio — são verdadeiros pecados capitas da gestão comercial.

Mas, como sabemos que você não quer incorrer em nenhum desses erros, a seguir, listamos 5 dos principais para se manter atento e saber como evitá-los. Continue lendo e confira!

1. Confiar demais no tino comercial

Em determinadas ocasiões, confiar na sua habilidade e conhecimento do universo empresarial até pode te colocar à frente no mercado. Contudo, o tino comercial não deve ser o único fator capaz de determinar as suas práticas comerciais.

Em tempos difíceis, é ainda mais recomendado ter cautela e analisar bem todas as variáveis disponíveis, para evitar incorrer em erros. Por isso, concilie o seu tino comercial com a análise estatística de mercado, exemplos práticos e dados concretos que embasem uma melhor tomada de decisão.

2. Ignorar as mudanças do mercado

O mercado é dinâmico, e não há nada que se possa fazer contra isso. Você deve ter ciência de que as coisas mudam e a sua empresa deve se adaptar às novas demandas do mercado.

Negligenciar o papel das mudanças é adiar o sucesso do seu negócio e colocá-lo atrás das demais empresas. Por isso, analise bem a posição da sua empresa e o que ela está fazendo para se manter alinhada às necessidades dos clientes, dos fornecedores, tecnologia e mercado, de modo geral.

3. Não dar a devida prioridade ao capital de giro

O capital de giro é uma das peças fundamentais para fazer o seu negócio suportar a crise. É o que te dará condições de se manter em atividade mesmo que as vendas e conversões não estejam indo bem.

Sabendo disso, é essencial priorizar os investimentos de recursos no capital de giro, a fim de dar uma maior segurança para a empresa até que o cenário melhore. Com essa medida, é possível cobrir despesas eventuais, dívidas com fornecedores, pagamento de funcionários e manter os estoques com a disponibilidade adequada.

4. Não promover a integração com a área de TI

Nos dias de hoje, a tecnologia é, de longe, uma das maiores aliadas das empresas. A sua capacidade de otimizar processos, reduzir custos e melhorar a atuação e imagem da empresa comprovam isso.

Os serviços de TI, por exemplo, são de extrema relevância para a boa saúde do negócio e para uma boa gestão comercial. A partir de ferramentas e soluções modernas, é possível manter a eficiência dos processos e a organização da empresa a custos mais baixos.

Não integrar esse setor às operações da empresa é, sem dúvida, perder um aliado na estratégia de negócios, pois a TI é um grande diferencial competitivo.

5. Não motivar seus colaboradores

Embora o cenário comercial não seja o mais estimulante para os negócios, é indispensável manter a motivação dos colaboradores. Se em um período normal essa medida já é importante, em períodos de crise é ainda mais.

A motivação é o que fará com que todos trabalhem empenhados em melhorar os resultados da empresa e a mantê-la firme e crescendo. Por isso, estimule o espírito de equipe e de colaboração e a importância de cada um para o sucesso do negócio. E não se esqueça de recompensá-los quando o cenário econômico se estabilizar.

Por fim, esses são alguns erros de gestão comercial que você deve evitar, principalmente em períodos de recessão, como o atual. Esteja atento a cada uma dessas variáveis e certamente terá bons resultados.

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