Tratar sua equipe de vendas (e também todos os demais funcionários) como humanos e não máquinas de vender é a melhor forma de motivá-los a trabalhar
No dicionário, o termo “motivação” é definido como “um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos”. Ou seja, ele está diretamente ligado às emoções, ao corpo e às interações sociais do indivíduo.
Assim definido, podemos afirmar, com base em artigos voltados à psicologia, que o ambiente em que um vendedor trabalha pode influenciar na sua motivação em vender. Se for um local pesado, cheio de cobranças e críticas, a tendência é se desmotivar e desanimar. Se for uma empresa com relacionamentos respeitosos e harmoniosos, o caminho é o sucesso.
Todo colaborador quer valorização, e não necessariamente em dinheiro, talvez um elogio, um cumprimento. Para os líderes desses grupos, é importante saber como motivar a equipe para evitar vendedores desanimados e que, a grosso modo, odeiam o trabalho.
Seja humano
Se preocupe com o ser humano e sua qualidade de vida, enxergue-os individualmente, considerando suas características pessoais. Um contato menos frio e superficial motiva.
Reconheça a importância de todos
Reconheça as vitórias de sua equipe de vendas, comemore as conquistas, participe das realizações, fale o quanto os colaboradores são importantes para a equipe.
Feedback positivo
Reconheça mais acertos que erros, destaque pontos positivos, faça opiniões sinceras visando o crescimento do colaborador.
Incentive-os
Surpreenda sua equipe com incentivos extras, algo que não era esperado ao atingir uma meta.
Ambiente de crescimento
Invista em treinamento, desenvolvimento pessoal e geral, gerenciamento de stress, aborde assuntos como família e a qualidade de vida. Deixe o ambiente propicio ao ponto que ele queira ficar.
Recursos em mãos
Parte da motivação de um vendedor se dá quando ele possui os melhores recursos modernos para auxiliar na venda, como bons equipamentos, acesso rápido as informações e um bom sistema CRM.
Assistência e apoio
Compartilhe a experiência de crescimento com toda a equipe, a fim de motivá-los e instruí-los.
Confiança da equipe de vendas
Conquistar a confiança da equipe, consequentemente, gera comprometimento. Cumpra, por exemplo, o prazo para pagamento de comissões, o que prometeu.
Proponha metas reais
Sem metas irreais para serem atingidas. Trace propostas reais, que incentivem o crescimento de cada um. Cada uma que for alcançada, é gratificada com brinde, etc. Vibre com a vitória do colaboração.
Time fiel
Forme um grupo campeão, com os melhores colaboradores, que sempre estarão ao seu lado.
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