Gestão, Vendas

Como otimizar seus resultados motivando sua equipe de vendas

João Paulo Beluca
1618 1 minutos de leitura
otimizando resultados da equipe de vendas

Tratar sua equipe de vendas (e também todos os demais funcionários) como humanos e não máquinas de vender é a melhor forma de motivá-los a trabalhar

No dicionário, o termo “motivação” é definido como “um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos”. Ou seja, ele está diretamente ligado às emoções, ao corpo e às interações sociais do indivíduo.
Assim definido, podemos afirmar, com base em artigos voltados à psicologia, que o ambiente em que um vendedor trabalha pode influenciar na sua motivação em vender. Se for um local pesado, cheio de cobranças e críticas, a tendência é se desmotivar e desanimar. Se for uma empresa com relacionamentos respeitosos e harmoniosos, o caminho é o sucesso.

Todo colaborador quer valorização, e não necessariamente em dinheiro, talvez um elogio, um cumprimento. Para os líderes desses grupos, é importante saber como motivar a equipe para evitar vendedores desanimados e que, a grosso modo, odeiam o trabalho.

Seja humano

Se preocupe com o ser humano e sua qualidade de vida, enxergue-os individualmente, considerando suas características pessoais. Um contato menos frio e superficial motiva.

Reconheça a importância de todos

Reconheça as vitórias de sua equipe de vendas, comemore as conquistas, participe das realizações, fale o quanto os colaboradores são importantes para a equipe.

Feedback positivo

Reconheça mais acertos que erros, destaque pontos positivos, faça opiniões sinceras visando o crescimento do colaborador.

Incentive-os

Surpreenda sua equipe com incentivos extras, algo que não era esperado ao atingir uma meta.

Ambiente de crescimento

Invista em treinamento, desenvolvimento pessoal e geral, gerenciamento de stress, aborde assuntos como família e a qualidade de vida. Deixe o ambiente propicio ao ponto que ele queira ficar.

Recursos em mãos

Parte da motivação de um vendedor se dá quando ele possui os melhores recursos modernos para auxiliar na venda, como bons equipamentos, acesso rápido as informações e um bom sistema CRM.

Assistência e apoio

Compartilhe a experiência de crescimento com toda a equipe, a fim de motivá-los e instruí-los.

Confiança da equipe de vendas

Conquistar a confiança da equipe, consequentemente, gera comprometimento. Cumpra, por exemplo, o prazo para pagamento de comissões, o que prometeu.

Proponha metas reais

Sem metas irreais para serem atingidas. Trace propostas reais, que incentivem o crescimento de cada um. Cada uma que for alcançada, é gratificada com brinde, etc. Vibre com a vitória do colaboração.

Time fiel

Forme um grupo campeão, com os melhores colaboradores, que sempre estarão ao seu lado.

 

Quer motivas sua equipe de vendas ainda mais? Ajude-os em suas tarefas diárias com uma ferramenta que vai elevá-los ao nível PRO! Conheça o Procedo CRM. 

Relacionados