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Afinal, por que o pré-venda é importante em projetos de TI?

João Paulo Beluca
1872 2 minutos de leitura
pré venda

O pré-vendas em projetos de TI é responsável por intermediar o trabalho do vendedor e o da equipe de implantação.

Além disso, é o pré-vendas que vai identificar problemas de processamento de dados ou na infraestrutura do sistema do cliente e buscar soluções que agradem ao gestor e entreguem leads qualificados para o time de vendas.

Neste artigo mostraremos de que forma o pré-vendas impacta positivamente nos projetos de TI. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Veja por que o pré-vendas precisa conhecer a estrutura do cliente

Antes de mais nada, é fundamental que o pré-vendas conheça a estrutura do cliente — ou seja, quais serviços e softwares a empresa está usando. A análise da tecnologia disponível possibilitará identificar obsolescências de licenças e equipamentos, além de incompatibilidades.

Feito isso, o próximo passo é questionar quais são as principais dificuldades operacionais — se há lentidão no tráfego das informações, falta de segurança na rede ou algum tipo de limitação — e quais são as metas da empresa que dependem do desempenho das ferramentas de trabalho.

Analisando essas informações, o pré-vendas poderá criar um projeto com todos os detalhes de equipamentos, compatibilidade e configurações que garantam o bom desempenho da estrutura.

Uma dica para o pré-vendas é que tenha bastante cuidado ao apresentar o projeto para o cliente. Assim, leve sempre em consideração o nível de conhecimento técnico do gestor e explique cada detalhe com atenção.

Veja as vantagens do pré-vendas para projetos de TI

A equipe de vendas é mais eficiente em projetos de TI quando conta com um pré-vendas. Veja alguns pontos que são beneficiados:

Atendimento eficiente

O pré-vendas pode prospectar e realizar o primeiro contato com o cliente — além de identificar os aspectos técnicos do sistema — e passá-lo para a equipe de vendas no momento certo de realizar a conversã, com as informações técnicas necessárias. Isso trará um ganho de tempo e rapidez no atendimento.

Otimização da prospecção

Ter uma equipe focada na prospecção trará mais oportunidades de vendas e mais qualidade para o processo. Além disso, o time de pré-vendas poderá realizar testes com o objetivo de melhorar essa etapa de captação.

Melhora a qualificação

O pré-vendas poderá analisar e definir requisitos mínimos para um cliente avançar o estágio nas negociações. Assim, entregará leads qualificados para os vendedores, que farão menos esforços para efetivar o negócio.

Reduz o custo operacional

Contar com um time de especialistas em pré-vendas vai ampliar a estrutura e os gastos com profissionais. Por outro lado, os resultados alcançados podem refletir na redução do tempo empregado em processos secundários dos vendedores e no aumento do ticket médio das vendas. Assim, todo o custo operacional terá uma redução significativa.

Tenha em mente que não existe uma regra para implementar um time de pré-vendas, o mais importante é identificar gargalos. Caso a dificuldade esteja em algum desses pontos que falamos no texto, avalie a possibilidade de investir no pré-vendas.

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