Vendas

Gestão de Vendas: saiba analisar dados e tomar decisões estratégicas

João Paulo Beluca
3310 2 minutos de leitura
gestão de vendas e análise de dados

Para que empresas de prestação dos mais diversos serviços obtenham lucros e consigam se manter ativas no mercado, é fundamental uma gestão de vendas inteligente, para  atender os clientes com excelência e gerar  uma grande quantidade de negócios fechados.

Gerenciar um negócio não é simplesmente acompanhar o fluxo de caixa e suprir todas as necessidades dos clientes. Para administrar uma empresa visando bons lucros, é preciso, também, analisar os dados de vendas, os serviços prestados e conhecer todos os detalhes das transações.

Para ajudá-lo a alavancar os lucros da sua empresa, no post de hoje, daremos todas as informações que você precisa saber para analisar dados de vendas realizadas e tomar as decisões certas para o seu negócio. Confira!

Como analisar dados de vendas?

O primeiro passo para realizar a análise dos dados de vendas da empresa é fazer um levantamento de diversas informações. Os gerentes devem sempre lembrar-se de que, para controlar qualquer negócio, é imprescindível conhecer e mensurar todos os detalhes.

Para analisar os dados de vendas, é necessário, antes de qualquer coisa, obter as seguintes informações:

  • Quantidade de leads alcançados pela empresa;
  • Número de vendas concluídas;
  • Tempo de conclusão das vendas;
  • Características dos clientes;
  • Público alcançado.

Com essas informações, é possível acompanhar o desempenho da empresa em função do tempo — dias, semanas, meses e até anos. Comparando a quantidade de leads com as clientes fechados, consegue-se conhecer a eficácia do time e como tem sido a taxa de conversão de leads da empresa. Aliando esses resultados com o tempo de conclusão das vendas, pode-se obter informações precisas e que podem ser utilizadas para a introdução de melhorias no negócio.

Para uma melhor análise de dados, os gerentes devem implantar indicadores e acompanhá-los por meio de gráficos. Assim, consegue-se facilmente comparar os resultados e fazer previsões mais eficazes para os meses seguintes.

Como melhorar os resultados?

Para uma melhor análise das informações e dos resultados obtidos,  deve-se introduzir todos os detalhes dos clientes em um CRM (Customer Relationship Management). Utilizando esse tipo de software, em que estão armazenados todos os levantamentos prévios do cliente, torna-se viável obter detalhes ainda melhores e conhecer as necessidades e desejos do público-alvo. Além disso, é possível detectar como você pode aperfeiçoar o negócio, verificar as vendas passadas, e otimizar os processos de gestão de vendas.

Esse conjunto de informações — tanto proveniente do CRM quanto das análises — é crucial para a melhora dos resultados da empresa. As verificações e estudos, quando feitos corretamente, permitem que se conheça cada um dos clientes e os atenda de forma exclusiva, melhorando a sua experiência com a empresa e, certamente, aumentando o número de vendas.

Como tomar decisões estratégicas?

Depois de realizado o levantamento de dados, a criação de indicadores e a introdução de todas as informações no CRM da empresa, é fundamental preparar-se para o futuro, concorda? Sem dúvidas, com todos esses detalhes, o planejamento do negócio será muito mais fácil e você obterá resultados ainda melhores.

Pela análise dos indicadores e com o perfil dos clientes traçado pelo CRM, os gerentes conseguem tomar decisões embasadas em dados e acompanhar uma tendência de crescimento da empresa. Dessa forma, além de alcançar vendas mais eficazes e em menos tempo, consegue-se alavancar os lucros do negócio.

Agora que você já sabe como analisar dados e fazer uma excelente gestão de vendas, caso queira qualificar os leads da sua empresa, não deixe de entrar em contato com a Procedo. Por meio da nossa plataforma online, você pode monitorar todos os clientes e também acompanhar as negociações e projetos!

 

Relacionados