Projetos

Software de Gestão de Projetos: automatizar é possível!

João Paulo Beluca
1240 2 minutos de leitura
PROJETOS Software de Gestão de Projetos: automatizar é possível!

Com o mercado competitivo dos dias de hoje, desenvolver estratégias para otimizar processos é fundamental para qualquer empresa. Encontrar maneiras de encurtar o tempo necessário para concluir projetos é a melhor forma de garantir um serviço mais lucrativo. A automatização por meio de uma software de gestão de projetos é, sem sombra de dúvidas, uma ótima solução para quem busca ganhar tempo.

Ainda assim, é comum que surjam algumas dúvidas sobre como aplicá-la no dia a dia da sua equipe. Por isso, mostraremos aqui tudo o que você precisa saber para automatizar etapas de projetos e finalizá-los de forma mais rápida e eficaz. Confira!

Entenda a tendência da automatização

A constante evolução da tecnologia faz com que a tendência natural em processos como o desenvolvimento de softwares seja de automatização. É importante valorizar o trabalho dos profissionais e saber aplicá-lo da melhor forma possível. Por isso, identificar tarefas que possam ser automatizadas impacta diretamente no tempo que eles terão para focar em outros processos.

Entretanto, esse é um trabalho que deve começar já na gestão de projetos. Afinal, é fundamental ter vista sobre um panorama geral, mas também específico, de cada etapa de um projeto para identificar quais podem ser automatizadas por um software de gestão de projetos.

É preciso lembrar que a relação com o cliente deve servir de referência para entregar um projeto que satisfaça as necessidades predefinidas. Por isso, um indicador inicial de etapas a serem otimizadas é o feedback do cliente sobre como ele gostaria que certo processo fosse realizado.

Manter esse padrão não só gera economia de tempo como aumenta a satisfação de quem contrata sua empresa.

Melhore os processos

Buscar melhorias deve ser parte da cultura de qualquer empresa que pretende crescer no mercado. Quando o assunto é automatizar processos, essa busca por melhorias não só diminui o tempo gasto em certas atividades como possibilita a automatização de etapas de um projeto.

Um projeto mais simples, com menos etapas desnecessárias ou pouco produtivas, facilita o acompanhamento do cliente. No desenvolvimento de software, por exemplo, a necessidade de implantar as mudanças constantemente em um servidor é algo que toma muito tempo dos profissionais.

Isso reflete diretamente no resultado final, e poderia ser facilmente resolvido com a automatização do processo de sincronização de dados entre programadores e o servidor. É aí que entra a importância de usar a tecnologia com sabedoria.

Utilize a tecnologia a seu favor

Existem diversas opções de softwares que podem auxiliar sua empresa a automatizar de forma inteligente as etapas dos seus projetos. Um sistema CRM, por exemplo, pode encurtar processos que seriam bem mais demorados se fossem realizados de forma independente.

Podemos citar o fluxo de aprovação, que passa a ser gerenciado pelo CRM, como exemplo de como automatizar pode simplificar muita coisa. Esse tipo de software reúne, em um mesmo lugar, diferentes ferramentas e, consequentemente, permite automatizar diversos processos.

Manter as informações dos seus clientes — assim como dos seus projetos — em um mesmo ambiente virtual é uma forma extremamente eficaz de ganhar tempo. Ao acessar o sistema, o próprio cliente poderá acompanhar, de forma independente, o andamento do seu projeto, automatizando esse processo de forma a dispensar a necessidade de investir tempo de um funcionário para mediar essa troca de informações.

Utilizando essa tecnologia de maneira inteligente, você será capaz de automatizar etapas de projetos e implementar formas inovadoras de trabalhar. Faça uma análise na sua empresa e encontre a melhor solução em software de gestão de projetos para suas necessidades!

Quer saber de que formas isso pode ser aplicado na sua empresa? Então entre em contato conosco e conheça nosso trabalho com CRM e gestão de projetos!

Relacionados