Vendas

Afinal, por que não posso ignorar a margem de lucro?

João Paulo Beluca
1015 2 minutos de leitura

A margem de lucro é um dos principais indicadores de sucesso de um negócio. É ela que nos diz se o negócio está dando certo e a empresa está lucrando, ou se os negócios estão indo de mal a pior e é melhor encerrar as atividades.

Em tempos de crise, como o que estamos vivendo agora, analisar corretamente a margem de lucro pode ser crucial para o futuro do seu negócio. Mas, você sabe o que é a margem de lucro? Afinal, por que não se pode ignorar a margem de lucro? Continue a leitura deste artigo e aprenda!

Saiba o que é margem de lucro

Primeiramente, devemos destacar que margem de lucro e o lucro, propriamente dito, são diferentes. É possível, por exemplo, obter alta lucratividade na venda de alguns serviços, mesmo se a margem for baixa. Para isso, é necessário vender uma grande quantidade desse produto.

Sem mais delongas, a margem de lucro nada mais é do que uma porcentagem que deve ser adicionada aos custos totais de um produto ou serviço, gerando o preço comercial dele. A margem de lucro é responsável por definir o percentual de lucro que uma empresa terá na venda de seus produtos.

Controle seu custo de produção

Você já analisou cada um dos itens que incorporam o seu serviço? Se não, é fundamental que você analise-os imediatamente. Saber todos os custos e insumos que são necessários para a executar o seu trabalho é um dos principais indicadores de um projeto.

Após se ter esse conhecimento, deve-se controlar o custo, buscando, principalmente, a otimização dos recursos, sem se esquecer da qualidade do serviço a ser prestado.

Use a logística reversa

Uma das melhores maneiras para definir uma boa margem de lucratividade se dá por meio da logística reversa. O pensamento de logística reversa funciona a partir da definição do preço de venda. Após defini-lo, se determina quanto se pode gastar na produção. Parece loucura, mas essa é a receita de sucesso de muitos empresários.

Obviamente, para não correr muitos riscos, é necessário realizar uma pesquisa de mercado, analisando os preços dos principais concorrentes. Faz sentido, não é mesmo?

Defina prioridades

Sua empresa provavelmente oferece mais de um serviço. Certamente, eles possuem resultados diferentes, representando certo percentual de sua lucratividade total. Dessa maneira, analise os resultados de cada um dos serviços e defina prioridades para investimentos.

É interessante continuar apenas com os produtos e serviços que trazem um maior retorno para o negócio, abrindo mão das demais opções.

Atente-se à eficiência de produção

Outro ponto que interfere diretamente na margem de lucro é a eficiência de produção, ou, em outras palavras, quanto tempo se leva para fazer um produto. É imprescindível se atentar para a eficiência de produção, buscando solucionar os principais gargalos que possam impactar negativamente o processo.

A motivação dos funcionários, estrutura do local de produção, agilidade e qualidade de um equipamento, comunicação empresarial, entre outros, são fatores que devem ser avaliados nesse processo.

Use a tecnologia a seu favor

Uma boa forma de gerenciar os principais indicadores de seus projetos está nos conhecimentos de gestão de projetos. Já existem, inclusive, softwares CRM no mercado, voltados para o controle e prestação de contas de consultoria, além de fornecer um acompanhamento detalhado de seus projetos.

Mais voltado para o mercado de TI, esse sistema CRM é capaz de controlar a venda, analisando os principais indicadores que impactam a margem de lucro, desde a pré-venda até a entrega, te ajudando a observá-la e defini-la da melhor maneira possível. Usar esse tipo de tecnologia à seu favor pode ser extremamente vantajoso para o seu negócio.

Ignorar a margem de lucro em um projeto é um risco imenso. Além de poder certificar que sua empresa está tendo os lucros esperados, esse indicador pode ser responsável por garantir que sua empresa permaneça atuando no mercado e, também, seja capaz de expandir, ou não, seu negócio.

Gostou do nosso artigo? Aprendeu por que não se deve ignorar a margem de lucro? Que tal aprender um pouco mais sobre esse assunto? Inscreva-se em nossa newsletter!

Relacionados