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Esclarecemos 4 mitos do CRM que são compartilhados na internet

João Paulo Beluca
1274 2 minutos de leitura
4 mitos sobre CRM

Adotar uma solução de CRM não deve ser algo intimidador, mas trata-se de uma medida importante para que você tenha mais controle e uma melhor avaliação das questões de risco que envolvem os projetos comercializados e entregues pelo seu negócio.

Devido a essa importância, os mitos sobre CRM encontraram um terreno fértil para se disseminarem na internet. Nesse post, vamos mostrar os 4 mitos mais comuns sobre CRM — e como desbancar cada um deles. Boa leitura!

1. Software CRM é caro

No início, implementar o CRM requeria a instalação de softwares em servidores locais. Nesse modelo, a empresa arcava com os custos de licenciamento, instalação, hardware, treinamento etc.

Atualmente, porém, há variadas e acessíveis opções de CRM para negócios de todos os tamanhos e segmentos. Com a tecnologia de nuvem, é possível armazenar seus dados em servidores remotos e acessar suas informações por meio de qualquer dispositivo, economizando custos de instalação e hardware.

2. É útil apenas para grandes empresas

É verdade que grandes empresas, com escritórios espalhados por todos os continentes, utilizam o CRM. Mas elas não são as únicas usuárias. De fato, qualquer negócio pode se beneficiar da implantação de uma solução de CRM.

Se o seu objetivo é vender e se comunicar melhor com os clientes, o CRM pode ajudar a centralizar e organizar os dados da sua empresa para que isso aconteça com ainda mais eficiência.

3. Os processos do CRM são demorados

Inserir novas informações de clientes em um banco de dados pode levar tempo e afastar colaboradores de suas funções principais. Isso é um fato — mas somente quando o sistema de armazenamento de dados utilizado é ineficiente.

No entanto, o CRM é muito mais do que um simples banco de dados: além de armazená-los, ele facilita a atualização e o acesso às informações. Ao consolidar todos os dados de negócio em um só lugar, você terá tempo disponível para atender às necessidades de seus clientes e oferecer novas soluções. Muitos sistemas de CRM são capazes de importar planilhas inteiras para acelerar o processo de centralização de seus bancos de dados.

4. É muito complexo

No passado, eram necessários treinamentos intensivos para capacitar os profissionais a utilizar os recém-lançados sistemas de CRM. Os departamentos de TI atuavam incessantemente para solucionar qualquer problema técnico que surgisse.

As plataformas modernas de CRM, por outro lado, são projetadas para serem intuitivas e de fácil integração. Você também pode sincronizar suas ferramentas favoritas para acessar tudo o que precisa. Diversos provedores de CRM oferecem suportes complementares para atender a qualquer eventualidade. Ou seja, não é preciso sobrecarregar o departamento de TI.

Como procuramos demonstrar, os mitos sobre CRM se originam em situações que já perderam seu lastro com a realidade há muito tempo. É comum que problemas do passado permaneçam no imaginário coletivo durante longos períodos. Além disso, existe uma grande quantidade de blogs e postagens em redes sociais cujos autores se interessam apenas em obter mais “curtidas” e “likes”, sem compromisso com a verdade dos fatos.

Gostou do post? Entre em contato conosco e conheça mais sobre as soluções de CRM!

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