Vendas

Saiba quais são as 09 características de um bom negociador

João Paulo Beluca
2475 2 minutos de leitura
características-de-um-bom-negociador

Ser um bom negociador e fechar um negócio é muito mais do que apenas falar, requer astúcia, criatividade e muita dedicação

Diante do mercado competitivo e globalizado, as empresas buscam cada vez mais profissionais que atendem ao perfil de bom negociador, uma vez que estes obtêm melhores resultados, possuem bom relacionamento dentro da empresa, e, claro, são ótimos vendedores. Em suma, o crescimento da empresa depende diretamente da capacidade do colaborador em negociar.

Segundo alguns estudiosos, todo mundo nasce sabendo negociar. No entanto, para aprimorar esse processo e se destacar no mercado de trabalho é preciso preparação, dedicação e anos de experiências. Para isso, vale a pena seguir as dicas que separamos para se tornar um bom negociador e se destacar, cada vez mais, dentro da empresa e do mercado.

Características essenciais:

1. Buscar o questionamento

Se o cliente questiona ou apresenta uma objeção, é porque ele tem interesse de ser convencido a comprar o produto. O bom negociador sabe transformar questionamentos em argumentos positivos sobre seu produto/serviço.

2. Saber falar não

Um bom negociador não pode se intimidar ou se omitir quando se deparar com alguma imposição do cliente. Por vezes será preciso negar o desconto exigido, por exemplo, mas o bom negociador saberá como oferecer outro benefício para conquistar o cliente.

3. Ser empático

Pelo fato de lidar com pessoas, o negociador deve saber se colocar no lugar do outro, questionando-se sempre se está deixando o cliente confortável e se está atendendo honestamente às suas necessidades.

4. Ter um bom software CRM para gestão das informações

Principalmente para negociadores b2b, ter todas as informações e históricos atualizados no momento da negociação pode ser o grande diferencial. Por isso, bons profissionais usufruem da tecnologia com sistemas CRM que os auxiliam a gerenciar os contatos com sua base de leads.

5. Ser calmo

Controle a afobação, não perca o foco, aquiete-se e ouça o cliente. Ouvir seus argumentos permite que você entenda o que ele quer e se é possível realizá-lo.

6. Ser comunicativo e criativo

Os instrumentos de trabalho do bom negociador são a comunicação e a criatividade. É importante expressar com clareza sua posição e apresentar detalhes que talvez o cliente não tenha visto.

7. Ser estrategista

Preveja as ações do cliente e pense antes de tomar qualquer decisão.

8. Ser curioso

Não tenha medo de fazer perguntas para descobrir o que o cliente quer. Nem sempre terá a resposta nos primeiros minutos de conversa.

9. Não perder chances

Por fim, uma das principais características de um bom negociador é a capacidade de aproveitar oportunidades e não deixar nenhuma chance de venda passar. Com o auxílio das ferramentas corretas, o bom vendedor mantém um acompanhamento eficaz de seu potencial cliente até o fechamento da venda, sem deixar que a oportunidade esfrie ou seja esquecida.

Gostou desse conteúdo? Quer receber mais dicas? Cadastre-se em nossa newsletter!

Relacionados