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Saiba como criar um rapport incrível para sua empresa

João Paulo Beluca
1156 2 minutos de leitura

Rapport: essa palavra francesa nunca esteve tão presente nas rodas de vendas e marketing. Se “abrasileirarmos” o termo, teríamos significados como “criar conexão” ou “trazer de volta”. Sim, rapport está intimamente ligado aos conceitos de empatia, confiança e harmonia.

É claro que, para qualquer vendedor, criar uma conexão com o cliente pode ser a chave para finalizar uma venda. O rapport é justamente esse processo de aproximação, em que o vendedor entra de cabeça no universo do consumidor, derrubando todas as barreiras e desconfianças naturais que existem entre as pessoas. A pergunta, então, é a seguinte: como fazer isso?

No post de hoje, você vai descobrir como criar um rapport com a sua clientela. Confira a seguir!

Use a tecnologia a seu favor

O primeiro passo para conhecer alguém é ter informações a respeito da pessoa. Portanto, é preciso que você colete dados para entender bem o perfil da sua clientela. Claro que, hoje, a tecnologia pode ser uma poderosa aliada nesse aspecto.

Ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, podem ajudar o gestor e coletar dados estratégicos dos clientes para tomar decisões melhores. Para a equipe de marketing e de vendas, essas informações são essenciais para melhorar a abordagem junto ao prospect.

Aperfeiçoe a técnica do espelho

Essa é uma das técnicas mais famosas do rapport. Basicamente, o espelhamento é utilizado quando o vendedor precisa falar, agir e, até mesmo, pensar como o seu cliente. Trata-se de uma forma excelente para quebrar a barreira natural da desconfiança.

No entanto, é preciso tomar muito cuidado ao fazer uso desse tipo de estratégia. A técnica do espelho deve ser usada de maneira sutil, caso contrário, o cliente pode perceber e estranhar a postura do vendedor.

Mostre o seu lado consumidor

Alguns vendedores se esquecem completamente o fato de que, quando não estão no ambiente de trabalho, também são consumidores! Essa consciência é indispensável para fazer o rapport com seus clientes. Afinal, precisamos entrar no seu universo.

Não existe nenhum problema se o vendedor mostrar sua opinião sobre determinado produto ou, simplesmente, fazer uma recomendação específica para o prospect. Na verdade, práticas como essas geralmente são vistas com bons olhos por quem vai comprar. Então, não se esqueça de que você também é um consumidor!

Dê algo de valor para o cliente no rapport

Um mimo, um desconto ou até uma dica “confidencial”. Nos sentimos gratos e criamos laços muito mais fortes com os presentes. É assim desde o tempo da Grécia Antiga! Portanto, não podemos nos esquecer dessa prática simples e singela.

Além disso, os presentes também podem ser uma excelente forma para despertar um sentimento de retribuição por parte do seu cliente. Afinal, sempre que nos sentimos gratos, lá no fundo, também nos sentimos em débito com a pessoa que nos prestou a homenagem.

Gostou das nossas dicas? Para você, qual é a melhor estratégia para criar o rapport? Como é possível se aproximar ainda mais do cliente para conseguir melhores negócios? Deixe a sua opinião nos comentários!

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