Gestão

Por que você não pode estabelecer metas sozinho?

João Paulo Beluca
1175 2 minutos de leitura
estabelecer metas sozinho

Estabelecer metas é algo muito importante para qualquer empresa. Afinal, é por meio delas que a equipe pode progredir, seguindo diretrizes que norteiem todas as tarefas e que gerem bons resultados, como aumentar as vendas ou prospectar novos clientes.

Mas muitos gestores erram na hora de escolher as metas. Isso acontece porque eles as estabelecem sozinhos. Muita gente acredita que, por estar em uma posição mais alta na hierarquia, pode decidir de maneira arbitrária, sem consultar ninguém. Pensar assim é um erro e prejudica a performance de todos.

Para evitar que você cometa erros, separamos algumas informações sobre a importância de não estabelecer metas sozinho. Confira!

Por que estabelecer metas sozinho é tão ruim?

Quem ocupa um posto de gestão precisa entender que, para alcançar o sucesso, é muito importante trabalhar coletivamente.

Antigamente, chefes tinham um perfil centralizador e acreditavam ser os donos da verdade. Ninguém mais poderia contribuir com a empresa, pois eles pensavam que o cargo lhes dava o poder de impor o que bem desejassem aos subordinados.

Hoje, esse pensamento está mais do que ultrapassado. Uma equipe precisa trabalhar em conjunto, e o gestor que faz parte desse time precisa não apenas ouvir subordinados, pares e superiores, mas também buscar o diálogo e a participação de todos em questões importantes — como o estabelecimento de metas.

Se fizer isso sem consultar ninguém, o gestor corre o risco de estipular metas impossíveis de alcançar ou que exigem um trabalho tão grande que o resultado não compensa. Além disso, ao impor suas decisões, você transmite uma ideia autoritária, o que aumenta a resistência às metas.

E pior: sem dialogar com os outros, o time tende a ficar dividido em um ambiente que será visto como uma competição, na qual todos fazem de tudo para atingir as metas impostas e agradar à chefia. Isso é muito prejudicial para qualquer negócio.

O que fazer para estabelecer metas?

Para estipular quais serão as metas, é fundamental saber onde você quer chegar. É preciso entender quais são os objetivos principais da empresa para elaborar as tarefas necessárias para chegar ao patamar desejado. Se você souber para onde quer ir, ficará mais fácil escolher os meios de chegar lá.

Depois disso, chega a hora de estabelecer as metas. Para isso, é muito importante:

Diálogo

Dialogar com todos os envolvidos para que as pessoas contribuam com ideias, levantem possibilidades e tirem dúvidas. É importante deixar claro para todo mundo quais são as metas e o que é preciso fazer para alcançá-las.

Respeito

Respeitar as individualidades de cada colaborador, de forma que cada um consiga bater as suas metas de acordo com as suas diferenças.

Compreensão

Compreender que cada pessoa tem um tipo de conhecimento e de competências, o que facilita na hora de direcionar as ações para quem tem habilidades necessárias para cumpri-las.

Desafios

Estipular metas desafiadoras, mas não impossíveis. Elas não podem ser fáceis demais para que a equipe se acomode, nem difíceis o suficiente para desmotivar quem não conseguir alcançá-las.

Prazos

Criar prazos e procedimentos que devem ser seguidos para deixar todos em sintonia, sem atropelar fases ou entrar em conflito.

Esse planejamento não pode ser algo unilateral. Por isso, nunca se esqueça de manter um canal de diálogo com todos, para que as pessoas tirem dúvidas no decorrer do processo. Isso transmite confiança para a equipe e aumenta as chances de alcançar o sucesso!

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