Gestão

Afinal, como apresentar os resultados de uma consultoria?

João Paulo Beluca
3512 2 minutos de leitura
resultados consultoria

Apresentar os resultados de uma consultoria pode ser desafiador até mesmo para profissionais experientes da área. É preciso expor as limitações iniciais e as melhorias feitas de forma que o cliente não se ofenda, mas veja os resultados alcançados com o trabalho do consultor.

Nesse contexto, o consultor ou gestor deve apresentar os resultados de maneira positiva e mostrar como a empresa progrediu com o trabalho dele. Esse cuidado com a apresentação de resultados é muito importante para reafirmar a relação com o cliente e garantir novos projetos.

Pensando nisso, separamos estas 5 dicas sobre como apresentar os resultados de uma consultoria. Confira!

1. Exponha resultados ao longo de todo o processo

Alguns consultores gostam de apresentar os resultados apenas ao fim do trabalho. No entanto, a melhor maneira de mostrar o progresso do seu trabalho é apresentando resultados ao longo de toda a consultoria.

Dessa maneira, o cliente conseguirá acompanhar as melhorias e você será capaz de ajustar estratégias que por ventura não estejam funcionando. Essa exposição de resultados de maneira regular também fortalece a relação entre consultor e cliente.

2. Mostre a importância dos detalhes

Por menor que seja, cada detalhe é importante. Faça todos os envolvidos enxergarem como cada pequena ação contribui para o sucesso do projeto.

Mostre como o seu projeto é rico e quais passos vocês precisaram tomar para chegar ao resultado final. Assim, vão ficar claros o valor do seu tempo e da sua dedicação e a complexidade do seu trabalho.

3. Apresente os dados de maneira atraente e chamativa

A aparência é fundamental na apresentação dos dados e dos relatórios. As pessoas gostam de ver imagens e gráficos bem estruturados, fáceis de entender e atrativos. Por isso, tome um tempo para criar apresentações criativas para captar a atenção de quem vai assisti-las.

A sua aparência também é observada pelos clientes. Assim, é importante se vestir bem e estar impecável no dia da apresentação de resultados. O consultor ou gestor deve ter em mente que ele precisa passar a imagem de uma pessoa em quem o cliente possa se espelhar, ou seja, alguém seguro e bem-sucedido.

4. Evidencie a evolução da empresa durante a consultoria

Colete dados antes do trabalho de consultoria e acompanhe a evolução dos indicadores escolhidos. Ao final do projeto, mostre como a empresa evoluiu com o seu trabalho.

Para isso, você pode utilizar imagens, fotos, indicadores de qualidade, normas e check-lists que evidenciem as falhas da empresa e mostre como elas foram superadas com o seu trabalho.

Não seja crítico demais quanto à situação da empresa, mas mostre dados realistas e destaque o papel da consultoria na evolução.

5. Avalie quem recebeu a consultoria

Você, como consultor ou gestor, estará sendo avaliado desde o primeiro dia que pisar na empresa. O que muita gente não sabe é que o consultor também precisa avaliar seus contratantes, pois a continuidade dos resultados também depende da evolução deles.

Nesse sentido, você pode avaliar os colaboradores envolvidos no projeto e verificar se eles estão seguindo as suas orientações. O cliente até pode ter a razão sempre, mas você foi contratado porque é especialista em uma área, portanto, deve se portar como autoridade no assunto.

Por fim, devemos lembrar que os clientes devem ser o foco de todo negócio. Mesmo sendo um especialista da sua área, você precisa convencê-los sobre os benefícios do seu trabalho ao apresentar os resultados de uma consultoria. Por isso, seja convincente e mostre seu trabalho por meio de números e dados concretos.

Gostou das nossas dicas? Quer otimizar seus resultados e conquistar mais clientes? Então faça um teste gratuito do nosso software!

Relacionados