Gestão

6 dicas para treinar um consultor de TI

João Paulo Beluca
1795 2 minutos de leitura

O consultor de TI é um profissional essencial para as organizações atualmente. Com o papel cada vez mais estratégico nas áreas de tecnologia da informação dentro das empresas, o consultor assume a função de ser aquele que traz as novidades para a área e também atua na implementação e na execução de projetos estratégicos.

As consultorias de TI podem funcionar como parceiros externos ou internos, formadas por colaboradores da própria organização. Em todos os casos, é notória a importância da administração de treinamentos para tornar a atuação desses profissionais cada vez mais decisiva para a empresa.

Veja, neste post, 6 dicas para treinar um consultor de TI:

1. Trabalhe com conteúdos atuais

Consultores de TI são, por natureza, profissionais antenados com tudo aquilo que há de mais moderno na sua área de atuação. Portanto, os treinamentos devem ser capazes de trazer novidades e tendências atuais no setor de Tecnologia da Informação.

Caso contrário, o curso vai despertar pouco interesse e não terá efetividade sobre a equipe.

2. Faça um mix de treinamentos técnicos e motivacionais

Treinamentos técnicos são muito importantes para aperfeiçoar e adequar a atuação dos consultores. Mas com o mercado disputado nos dias de hoje, também é fundamental investir em conteúdo motivacional para intercalar no programa de treinamentos.

Podem ser utilizados temas como condução de carreira, gestão do tempo, liderança, trabalho em equipe etc.

3. Tenha um programa de treinamentos contínuo

Treinamentos não devem ser feitos às pressas, somente quando há alguma necessidade urgente. Esse tipo de curso não passa credibilidade e transmite uma imagem de desorganização, tanto da empresa quanto do setor de RH.

O ideal é que haja um programa especial de treinamentos voltado para os consultores de TI. O cronograma deve ser disponibilizado com antecedência para que a equipe possa se organizar até mesmo em relação à marcação de férias e outras necessidades.

4. Dê incentivos para treinamentos externos

É muito bom que a empresa promova seus próprios treinamentos, mas incentivar que os consultores façam cursos por sua própria iniciativa também é fundamental, pois mostra uma preocupação da organização com o futuro do profissional.

Mas o incentivo não deve ficar só na palavra. Busque parcerias com universidades e cursos de pós-graduação para oferecer bolsas, descontos e convênios para os consultores.

5. Promova palestras entre os próprios consultores

Os próprios consultores podem ser os palestrantes em alguns cursos, dependendo do tema. Essa é uma forma de valorizar os talentos internos e ainda de incentivar que os demais consultores da equipe busquem mais conhecimentos para poder transmiti-los em palestras futuras.

6. Monte grupos de estudo

Uma boa forma de manter a equipe de consultores sempre bem-informada é incentivar a formação de grupos de estudo. O objetivo é que sejam desenvolvidos temas pela própria equipe, que poderá aplicar as conclusões nos seus trabalhos de consultoria.

Os grupos de estudo fortalecem não só o conhecimento, mas também o trabalho em equipe. Você tem mais alguma sugestão de como treinar um consultor de TI? Já participou de algum curso que marcou a sua carreira como consultor? Deixe um comentário!

Relacionados