Vendas

5 tendências do CRM para os próximos anos

João Paulo Beluca
1747 2 minutos de leitura

O custo de adquirir um novo cliente pode ser cinco vezes maior que o de manter um existente. É por isso que, no atual cenário competitivo — cada vez mais marcado pelas interações digitais —, as empresas fazem de tudo para mostrar o seu apreço pelos clientes antigos.

Pensando nisso, trouxemos para você as cinco principais tendências do CRM para os próximos anos. Boa leitura!

1. Alinhamento entre CRM, inteligência artificial e marketing

Todo líder empresarial é confrontado com uma quantidade esmagadora de dados. O desafio está em obter insights e criar ações relevantes a partir de tantas informações.

Em um mundo de clientes constantemente conectados, que geram, a cada segundo, novos dados de negócios, a utilização da inteligência artificial é uma chave importante para desenvolver novas ideias para o marketing.

Machine learning e algoritmos preditivos assumirão um papel cada vez mais importante nos sistemas de CRM, de tal modo que serão ferramentas essenciais para os profissionais de marketing comprometidos com a criação de campanhas eficientes, tanto para atrair quanto para reter clientes.

2. Hipersegmentação

Os clientes atuais estão cada vez mais experientes e bem preparados para filtrar suas mensagens de marketing.

Em um ambiente no qual os anúncios são considerados “ruídos” que devem ser bloqueados, o fortalecimento da marca é a única forma de romper a desordem de tantos e tão variados conteúdos publicitários. Isso ajudará a ganhar a atenção e a confiança dos clientes.

Nos próximos anos, assistiremos a um aumento nas tecnologias de hipersegmentação em tempo real. O CRM será capaz de fundamentar atendimentos a microssegmentos e aplicar na prática o clássico objetivo de direcionar, a cada cliente, a mensagem certa, no canal apropriado e no momento exato.

3. CRM móvel vai se tornar um must-have

Com o adulto médio conectado à web diariamente por cerca de 4-5 dispositivos, as empresas não serão mais capazes de ignorar a realidade multicanal.

As comunicações com os clientes serão cada vez mais conduzidas por meio de ações orquestradas em diversos canais ao mesmo tempo. À medida que mais tráfego é direcionado dessa forma, o CRM em dispositivos móveis ultrapassará outros canais.

A própria existência de usuários constantemente conectados deixará as empresas sem outra opção, a não ser aplicar seus esforços em multicanais. Um sistema robusto de CRM móvel será absolutamente indispensável para qualquer empresa que deseje atingir o sucesso.

4. O software de CRM se tornará ainda mais social

A despeito da insuperável popularidade das plataformas sociais, os sistemas de CRM, até hoje, não se aproveitaram de todo o potencial existente para aprofundar o relacionamento com os clientes.

Em pouco tempo, o CRM se tornará ainda mais social, com atividades crescentes de retenção em todos os canais sociais e maior ênfase na influência social e na análise do sentimento de clientes.

5. CRMs verticais serão competidores à altura dos CRMs tradicionais

CRMs tradicionais ainda predominam, principalmente, porque possuem uma característica difícil de ser superada na comparação com os CRMs verticais: são mais baratos.

Entretanto, todo avanço tecnológico também possui uma vantagem insuperável: à medida que o tempo passa, desenvolvimento e pesquisas avançam, barateando suas soluções.

Ao se tornar ainda mais acessível (financeiramente) com o passar do tempo, um sistema de CRM vertical se tornará um competidor à altura das ferramentas tradicionais.

Essa é uma das principais tendências do CRM justamente porque as soluções verticais podem ser especificadas para cada tipo de negócio, se adaptando às características particulares da empresa.

Gostou do nosso artigo? Você concorda com essas previsões ou, em sua prática profissional, verificou novas possibilidades futuras do CRM? Faça um comentário e divida conosco as suas opiniões!

Relacionados